Vera Lyn Poeta

A arte é Divina, é a salvação. A arte nos poe mais perto de Deus. v.l.p

quinta-feira, novembro 05, 2009

Fidelidade

Quando li Cecilia Meirelles, pela primeira vez, pus-me à entender, uma estrofe,
dúm de seus maiores poemas, que diz:
__"Eu canto porque o instante existe,
     E minha vida não esta completa,
     Não sou alegre nem triste,
     Sou poeta!"
E eu que já escrevia versos! Que me encontrava rodeada por sonhos e silêncios!
Era essa minha estação!
Mas o que extrair d'uma criança, sequenciada por um hiperativismo latente, que
naquel tempo, não era esse o nome; isso não era disturbio e resolvia-se na "peia",
lógico, os óbvios momentos de surtos!?
Mas, apenas travessuras de uma menina raquítica e veloz! Ditadora em seus pro
pósitos infantís, que, quando da aparição, alguns "batiam" em fuga!
Os que permaneciam, era porque precisava correr riscos! Adentrar nas mais lou
cas viagens em peraltices, que aos poucos se tornavam aventuras! E a gente ria,
ria.....ria muito!!
Idos; apenas idos!
Então, fui entendendo que poderia rir e chorar;
Que minha vida; minha existência não precisava ser definida em começos, meios e
fins!
E que nada, nem o estalo da tristeza ou a ansiêdade que provoca à espera em alegrias;
iriam me corromper; extrair-me à vida!
Hoje, torna-se claro que a "Mulher de Ferro"; resolvida; apta à exterminar questões de
uma comunidade inteira, era apenas a escudeira e fiel depositária, na  intensa e árdua
luta, prá resguardar e proteger seus sonhos! Somente, seus sonhos!
                 ESSAS SÃO MINHAS MÃOS! Se num dia faz a guerra, noutro, escreve
de amor uma canção!
Alçei-me ao destino. Porque tudo vai ficando pra trás e o novo torna-se velho num
segundo; sem prévia, no descaso.
O que à principio não entendemos e que se resguarda  a que viemos..  porque viemos..
para onde vamos?....Já existe em alívios, nas poucas, mas consistentes resposta!
Outro dia, fui abordada por uma velha amiga, e ela disse:
__Vera, que saudades de nossa infância!! Cara, se não fosse voce, não teríamos tido
infância!
Achei exagero, mas, meu coração se abriu em leque; como as asas d'uma borboleta
colorida, e sorriu!  Essa é minha real responsabilidade com a vida. São esses, os  re
sultados que me engrandece: Simples; humildes, mas com cheiro de terra; com vozes
nítidas e claras da vida; porque há vida!
Hoje me divirto, ouvindo o barulho dos meus próprios passos, pelos comodos da casa,
pelas ruas....
Bem melhor que quando, haviam dois travesseiros ou mais. E enquanto uns dormiam,
outro chorava a solidão vázia.....
Esse outro......meu eu, querendo voar, sumir...
Encontrar-me em lampejos,
nas etnias,
nos braços à solavancos do amor,
nas teias,
pelas paredes do mundo; de olhos em frestas....
tocando e sentindo tudo; e guardando dentro de mim,
prá poder escorrer por minhas mãos,
na incansável tarefa de fazer
esvair o melhor da vida,
do canto que é o amor,
em sua melhor forma,
em sua plenitude!!!