Vera Lyn Poeta

A arte é Divina, é a salvação. A arte nos poe mais perto de Deus. v.l.p

sábado, agosto 03, 2013

Depressão: "Preconceito também precisa de tratamento"

imagem/post: psiconlinebrasil





















A depressão, em seu auge, é a pior doença em degeneração mental e emocional que existe. 
É como se estivéssemos mortos. Porém, lúcidos e tentando nos reanimar; caminhos solitários que fazemos, devido o excesso em preconceitos, que atinge o depressivo.
Travessia infernal que aos sentidos, é como se estivéssemos cercados por uma ilha em chamas, deveras a nos consumir a qualquer instante.
Me pergunto: "Porque o estado depressivo de uma pessoa causa tanta ironia a outrem?" -  Não sei!
Só entendo, que jamais obterei essa resposta. Fica na mente, essas reações frias em abandonos.cujas, partem justamente daqueles que estão mais próximos, e amamos.

Quem, gostaria de ver seu mundo ruindo de um instante ao outro? Alguém imploraria para descer ao inferno?
Quem abandonaria uma vida altamente fértil, feliz, promissora e na ativa, para tornar-se um zumbi?
Quem, em consciência, destruiria-se aos poucos, e todos os dias? Quem? Quem?

Como se não bastasse o horror da transformação, ainda é sabido toda solidão. Caminhada sem nexo; revoada do nada; sem pássaros, nem infinitos, nem céus nem nada! Somente a fúria do desconhecido.

"Depressão não é covardia".
"Bipolaridade não é frescura".
"Ansiedade não é falta de trabalho"
Por fim, "Preconceito também precisa de tratamento", leio em alerta, a página orientadora, que sigo.

imagem/post: psiconlinebrasil
 Não sendo mais a mesma, e decididamente, não usufruindo do martírio que é fingir. Sigo sem explicações a dar. Avanço, todos os dias ao recomeço. Onde esse dia, vai ser mesmo mais um dia. O plano é viver. E, agora, sem muita comoção. Sem o purgatório da ansiedade que me jogou no fundo do poço. Sem aquele insano e louco olhar, que tudo seria mesmo, um mar de rosas. Não sinto muito por isso. Me sinto bem, por ter 'salvo' a minha própria vida. Nenhuma euforia, seja lá de onde venha, poderá me tocar. O plano, é viver.

Ninguém está imune à depressão. A depressão é um doença sorrateira, de repente, ela te tem. E dai?
Bem, dai o preconceito terá em desprazer, conhecer todo calvário.
Verdade é, que ninguém morre de suicídio, morre mesmo é de depressão.

Mas, NÃO entregar-se é exatidão, e é preciso. Usei a tática inteligente, que foi 'enganar' essa bastarda caminhando junto a ela. Assim que ela achou que tinha dominado, levantei-me ainda pulsando do chão, e atirei contra ela. Uma guerra fria de emoções. Só quem viveu isso, ou está passando por isso sabe naturalmente, o porque de tanta profundidade.
Sabe, o que é lutar com um monstro invisível, mas que faz doer tudo, sangrar;  arremessando-nos ao nada, à desistência da vida.

Nesse tempo suado e louco, é fato às renuncias. Porque será esse, o caminho em resgate da auto estima.
Perdoar-se, e não mais render-se a fraquezas de carências subjetivadas. Acreditar, que somos cada um por nós mesmos. Arrancar da mente enganadora, que a felicidade possa ser a presença de outra pessoa, ou coisas materiais, enfim. Mesmo porque, nada nos pertencerá, caso não aja cumplicidades de sentimentos mútuos.

Bem, quando expresso-me "atirei contra ela" (depressão), não sei se a matei em realidade. Não sei ela despediu-se do meu corpo e de minha alma. Não afirmo certa,  se esse filme terá sua parte II - o retorno. Mas, sei que luto, e luto muito contra essa bastarda, que não tem  nenhuma filiação! Vou à exaustão, encaixando assim, a arte em viver; arte em criar que embuti na minha vida. Um tanto mais de silêncio ao  meu entorno; um jeito que muitos não aprovam, mas é minha vida, e é pela minha saúde. Também, por acreditar estar sendo útil a quem interessar possa, de - como sobreviver à depressão.

Bem, vamos lá: Amar-se primeiramente, acima de qualquer situação, ou qualquer coisa. No ontem, eu pensava ser essa atitude <amar-se, primeiro>, uma ação em egoísmo...e, não era. Presto, mais atenção a  minha volta, porém, sem me condenar agora.